quinta-feira, 24 de janeiro de 2013


AUTORIDADE – UM PRINCIPIO BÍBLICO

Definição:  Direito ou poder para estabelecer, determinar e governar;

                  Direito ou poder de se fazer obedecer – exsouxia (gr)

 

Todo poder e autoridade pertencem a El.

Dn. 4:34,35 - “ Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração.  E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar (impedir) a sua mão, e lhe diga: Que fazes? 

Dn. 4:25 - “...até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer”

Pv. 8. 15,16 -
“Por mim reinam os reis e os príncipes ordenam justiça. Por mim governam os príncipes e os nobres, sim, todos os juízes da terra”. (Pv 8. 15,16)

Gn 1:26 - E disse El: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra

Sl 115:16 - Os céus são os céus do Yúd-Hê-Wau-Hê, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.

 

TEXTO AUREO: ROMANOS 13:1-5

 
·        Rm. 13;1 –TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há autoridade que não venha de El; e as autoridades que há foram ordenadas (estabelecidas) por El”. Toda autoridade que existe foi instituída pelo próprio El.

 
·        Rm 13;2 - Quem resiste á autoridade resiste a El. Quando a autoridade pratica alguma ação injusta contra nós, pensamos logo em reagir, o que demonstra a falta de fé de que El fará justiça. Se alguém está na posição de autoridade e age contra os interesses de El fazendo o que não devia fazer, quem vai acertar as contas com ele é o próprio El que a constituiu.

 
   Quando El colaca autoridade sobre uma pessoa não importa seu comportamento pessoal, a minha submissão não deve está condicionada ao comportamento da autoridade, independente do que ela faça eu devo me submeter a ela pela consciência de que El a constituiu. Existe relatos na bíblia de autoridades corruptas e autoridades santas.

 
   Caso reagirmos contra a autoridade perdemos na terra ao sermos punidos pelos homens, e no céu por ir de encontro com a vontade do Eterno. Se você tem a consciência de que toda autoridade vem do Criador, quando esta autoridade falha devolva o problema para El.

 
   Quando você reage estendendo sua mão contra a autoridade, El encolhe a dele, quando você encolhe a sua mão El estende a dele para punir a autoridade que praticou injustiça contra ti.

 
   Rm 13;5 - A submissão á autoridade não deve ser por causa da punição, e sim por causa da consciência para com El. Por saber que El é justo.

 
   Sl 145;1 - Justo é o Yúd-Hê-Wau-Hê  em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras”. e por saber que El não folga com a injustiça: Rm 9;14  Que diremos pois? que há injustiça da parte de El? De maneira nenhuma.

 
   Toda vez que sofremos uma injustiça e reagimos entristecemos o coração de El, estamos mandando um recado para El: "não se meta, deixe comigo". Mais pela consciência para com El, mesmo vitima de injustiça, como ato de reconhecimento de que El é mais competente para resolver o problema, pois Ele julga retamente e não folga com a injustiça, agindo assim agrada a El e Ele resolve o problema.

 
   I Pedro 2:20 – Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a El.

 
·        Quando estamos diante da mulher, do marido, da autoridade, que é justa e legal, pouco aprendemos, mais quando é ao contrário, quando são injustos e ilegais, temos a oportunidade de testar a nossa fé em El, bem como de nos avaliarmos. A prova é para que o homem conheça a El.

 
Dn. 6:22 - O meu El enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.

 
   EX: Daniel que estava debaixo da autoridade do rei Dário, sofreu uma injustiça sendo jogado na cova dos leões, pela sua confiança em El Daniel foi livrado da morte, um anjo foi enviado para que ele não sofresse dano algum.

 
   EX: José do Egito sofreu várias ações injustas, lançado no buraco pelos irmãos, vendido como escravo, acusado de assediar sexualmente a mulher de potifár seu senhor (patrão), o que o levou a ser preso, contudo permaneceu fiel ao Eterno, sendo exaltado por El a governador daquela poderosa nação (Egito)        


    Obedecer não é tão difícil quando entendemos o que é obedecer.

 
·        Autoridade está ligada a função, a posição e não a pessoa, a pessoa só tem autoridade enquanto estiver na função. Quando conhecemos este principio aprendemos a lidar com a autoridade e não com o homem. A posição de autoridade (não estou dizendo as ações da autoridade) é instituída por El para punir o erro ou o errado

 
·        Em Lucas 7;1-10 Yehôshua admirou-se do Centurião porque o Centurião entendeu como funciona o reino espiritual através do principio de autoridade e tinha muita fé nesse principio, ele entendeu pela fé que a autoridade de Yehôshua era consequência da submissão a autoridade de El. O verso 8, demonstra a sujeição do centurião a autoridade de Yehôshua, mesmo sendo um líder de cem soldados ele reconheceu a autoridade superior.

 
   Há quatro características para se conquistar autoridade, o principio básico da liderança é o amor, humildade, sujeição e fé.

 
   Amor - A diferença em um líder e um chefe, é que o líder ama, e o chefe ordena.

O líder ama e tem autoridade; não precisa gritar.

O chefe não tem amor, tem autoritarismo; grita para se impor.
 

Humildade - A autoridade está a serviço de El, não é privilégio é responsabilidade, é um serviço, a autoridade existe para servir e não para ser servida. El abate os soberbos e exalta os humildes; sem a humildade não há autoridade, apenas autoritarismo.

 
Sujeição - O centurião se sujeitava á autoridade. Muitas vezes não fluímos em autoridade porque não nos sujeitamos á autoridade sobre nós. As pessoas serão submissas quando as autoridades sobre elas forem sujeitas as autoridades superiores.


FLUXO DE AUTORIDADE

"Quando o homem pecou e foi separado da presença divina, El percebeu a necessidade de instituir poderes hierárquicos, que tivessem autoridade para fazer justiça, protegendo os bons e punindo os maus". (senão viraria uma anarquia - bagunça)

   As Escrituras Sagradas revela que no céu há “arcanjos, querubins e serafins”, revela ainda, que através da desobediência, o homem delegou autoridade a Satanás, o qual passou a ter controle sobre os reinos deste mundo, e opera através de uma hierarquia espiritual composta por principados, potestades,  hostes espirituais da maldade, nas regiões celestes (Efe 6:12). Este modelo hierárquico de autoridade implantado pelo adversário, ele já conhecia no céu, quando ainda era Lúcifer, um anjo que assistia na presença de El.  
 

I Cor. 11:3 “Mas quero que saibais que  Mashiach  é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e El é a cabeça de Mashiach.
 

   El é a fonte de toda a autoridade, haja vista que todas as autoridades governantes foram por ele instituídas, toda a autoridade é delegada por ele e representa a sua autoridade. Ele mesmo estabeleceu este sistema de autoridade a fim de se manifestar.



   Rm 6:16 -  Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?

   Devido à obra realizada na cruz do calvário Yehôshua recebe de El  “toda autoridade  nos céus e na terra”, e comissiona a sua Igreja que na autoridade do seu nome e da palavra de El desfaz as obras do diabo levando vidas ao conhecimento da verdade, sendo libertas do engano.

   Portanto, somente a Igreja tem autoridade dos céus para lidar com o domínio das trevas na terra. A Igreja foi chamada  para afetar o destino de muitos indivíduos de todas as nações; para trazer o povo de volta ao Senhor, um povo apercebido, um povo santificado, um povo que conhece a El se esforçará (Dn. 11:32)

I Cor 15:25: Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés.
 
 Por: Ado Henrique
 
 

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

VÍDEO O QUE EL FALA ACERCA DE SI MESMO

 
 

FAMILIA UM PROJETO DE EL
 

“...porém eu e a minha casa serviremos ao Yúd-Hê-Wau-Hê”
Josué: 24:15
1
YHWH
Pronúncia: Yúd-Hê-Wau-Hê - Nome original do Criador.

A NOSSA CASA É UM LUGAR DE COMUNHÃO COM EL


EL - Termo hebraico designativo do Eterno, em algumas nações, inclusive no Brasil, substituído pelo título Deus.
A FAMILIA NO PLANO DE EL - BENDITAS TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA.
O Eterno não tem projeto para pessoas, e sim para a família, ainda que haja aqueles que se recusa a fazer parte deste projeto, o chamado de El é para toda a família.
  • “El faz que o solitário viva em família...” Salmo 68:60
  • “Disse o Yúd-Hê-Wau-Hê El: Não é bom que o homem esteja só" (Gn 2:18)
Para que existe a família? Para o cumprimento do Propósito de El.
Quando El criou a família ele não tinha a idéia de uma pessoa, não é vontade dele que ninguém viva só, ele faz com que o solitário viva em família.
A família teve a sua origem em El, é uma obra de El e é para a glória de El.
É propósito de El salvar você e toda a sua casa.
  • El salvou do dilúvio Noé e sua família. Gênesis 7:1
  • Antes de destruir a cidade de Sodoma, El envia salvação a toda casa de Ló, Os dois genros e a mulher de Ló pereceram porque resistiram o alerta divino. Gênesis 19:12-29
  • José foi vendido pelos irmãos mais velhos como escravo, sendo posteriormente exaltado através da revelação divina, se tornou o governador do Egito, uma civilização rica e poderosa. José foi instrumento de El para salvar toda a família de Jacó, seu pai. Gênesis 41:57 e 42:3-7
  • Disse El a Abraão
    “...em ti serão benditas todas as família da terra” Gênesis 12:3
Ao chamar Abraão El faz promessas a ele e o abençoa, as bênçãos e promessas feitas a Abraão, estende-se também aos seus descendentes. Sem dúvida, o propósito de El é abençoar todas as famílias da terra.
Se a família é tão importante para o Eterno e para nós, por que têm tantos problemas familiares?
• Brigas, ameaças, ofensas e agressões físicas;
• Mágoas, traumas e depressão;
• Rebeldia, desrespeito e desonra;
• Prostituição, adultério e abusos;
• Drogas, enganos e violências.
Provavelmente seja porque o homem olha para a família simplesmente como um projeto pessoal, esquecendo-se de que ela é um projeto de El, devendo ser direcionada pelos princípios da Palavra de El, para que a presença do Eterno aja como construtor, no seio da família. Porque é impossível haver família abençoada, agraciada, bem sucedida do ponto de vista espiritual, se a cada dia não for regada pela presença de El, se não houver uma busca diaria da direção de El, se as decisões e objetos não forem de conformidade com o propósito, os meios e o tempo de El.
“Vivemos em um mundo, onde o matrimonio não é considerado mais como instituição divina, e as pessoas vêm à família apenas como instituição social, com propósitos e finalidades egoístas e sem sérios compromissos, podendo iniciar e findar em qualquer tempo, esquecendo-se das profundas feridas que permanecerão abertas até o fim das vidas envolvidas.” Casamento, e tudo que o envolve, deve ser alinhado a Palavra do Eterno, é necessário que todos os membros da familia se esforcem, aplicando em suas vidas, os princípios estabelecidos pela a Palavra de El, a qual deve nortear e ser à base dos relacionamentos. Os filhos, os pais, marido e esposa, se quiserem construir uma família saudável, se quiserem evitar os traumas emocionais, mágoas, ofensas, depressões que podem levar a loucura, devem submeter-se a direção de El e a orientação da sua Palavra, as Sagradas Escrituras, que é apta e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que sejam perfeitos, e perfeitamente instruído... (II Timóteo 3:16:17)
O adversário de El, o deus deste mundo, também estabeleceu princípios para o seu reino, produzindo entre as pessoas uma grande competitividade, gerando nelas ambição, inveja, vaidade, egoísmo, onde “TUDO” é valido para atingir os objetivos. Ensina que para “VENCER” na vida tem que correr, em busca de conhecimento e de qualificação profissional, o mercado exige: o profissional mais preparado, mais disponível. Como consequencia, a busca pela tão desejada qualificação não tem limites, são necessários, portanto, muito cursos e treinamentos complementares, o que exige tempo em salas de aulas, em grupos de trabalho escolar, em pesquisas na internet e em livros, além disso, ainda tem que se vestir elegantemente, não pode se esquecer do cuidado com beleza pessoal, algo que é também exigido pelo mercado, precisa-se de mais tempo para arrumar os cabelos, as unhas, além de ter dinheiro para aquisição de maquiagens, de bolsas, sapatos, roupas, é uma verdadeira looocura! Não podendo perder tempo com“COISAS” secundárias.

De forma alguma é errado almejar e buscar a realização pessoal, ser qualificado e um profissional bem sucedido. Porém, que tudo seja debaixo da orientação da Palavra de El, a qual prioriza mais o caráter do que o sucesso, mais a união da família do que a qualificação, mais a fidelidade a Ele do que a riqueza, que se gaste tempo naquilo que agrada a El do que aquilo que nos agrada. Que prioriza "primeiro o reino de El, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6 : 33)
“BEM-AVENTURADO aquele que teme ao Yúd-Hê-Wau-Hê e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Yúd-Hê-Wau-Hê.” Salmo 128:1-4 “O salmista diz que aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos terá uma família feliz e abençoada. A felicidade em família depende também da nossa atitude diante da vida. Os filhos são como as plantas de oliveira que produzem o azeite, símbolo da unção, presença e comunhão com El. A expressão “à roda da tua mesa” fala da comunhão que deve ser priorizada por aqueles que querem experimentar a felicidade em sua vida. Não permita que a televisão, a internet, o trabalho exagerado, etc. roubem os momentos de comunhão com a sua família, pois jamais conseguiremos transmitir para a nossa família a comunhão que temos com o Senhor se não desfrutarmos de momentos de comunhão com ela”.
Para se obter a verdadeira prosperidade no lar, não depende, necessariamente, das condições econômicas ou da capacidade humana em administrá-lo, mas sim em aplicar os princípios da Palavra de El e de sua presença.
Lembre-se "Se o Yúd-Hê-Wau-Hê não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam..." (Sl. 127.1.) Por isso, devemos “educar os nossos filhos no caminho em que devem andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.“ (Provérbio 22 : 6)
Isso não quer dizer que não erramos nunca, mais devemos ser comprometidos com os ensinamentos de El, não devemos negligenciá-los, nem viver tropeçando neles. Cuide de sua família, pois é agradável ao Eterno, lembre-se que a família é uma benção de El.
O pai além de ser o provedor das coisas materiais, como o sacerdote do lar é responsável também, em prouver alimento espiritual para a família. Veja como o assunto em tela é importante aos olhos de El, que até os líderes da igreja que não governem bem a sua casa, não estam aptos para governar a Igreja de El. (I Timóteo 3:4)
Se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. I Timóteo 5:8 Aquele que negligencia os cuidados com a família, é considerado pela Palavra de El, não é igual, mas, ainda pior do que o infiel. Não devemos desprezar a nossa família, devemos cuidar dela como “a menina dos olhos de El.
Existem muitos relacionamentos em crise, porque ao invés de receber com alegria e zelar por aqueles que são colocados em nossas vidas “não move uma folha de uma árvore se El não permitir”. Vivemos a vida em busca da família perfeita, de filho, marido e esposa perfeitos, e não os encontramos. Então o que fazer? Devemos louvar a El pela família que temos, e aplicar, em todas as situações, os princípios da Palavra de El. Sujeitando-se ao senhorio de Yehôshua, primando pela comunhão em El, exercendo a paciência e o amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (I Coríntios 13 : 7)
A família que serve ao Senhor é grandemente abençoada, com: Proteção; provisão; saúde física, emocional e financeira. A Palavra de El não volta para ele vazia, antes prospera naquilo que ele a enviou (Isaias 55:11). Uma família que vive conforme a revelação da sua Palavra do Eterno, conseqüentemente, alcançará as grandiosas promessas e o cuidado de El. Quando quebramos “os princípios familiares” que El estabeleceu para a família, atraímos terríveis conseqüências, verdadeiras “maldições”. A exemplo da casa e família do sacerdote Eli que negligenciaram com esses pricipios, e por consequência, sobreveio a toda a casa de Eli maldição de morte.
(I Samuel 2:31-34 I Samuel 4:11-22)
“Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa... nem haverá por todos os dias ancião algum em tua casa... e toda a multidão da tua casa morrerá quando chegar à idade varonil. E isto te será por sinal, a saber: o que acontecerá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias; ambos morrerão no mesmo dia.”
De fato a maldição veio sobre a casa de Eli, seus dois filhos morreram, Hofni e a Finéias, bem como, Eli e a mulher de Finéias.
Os deveres domésticos
Efésios 5:22-33 / 6:1-4
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Mashiach é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Mashiach, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Mashiach amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Mashiach e da igreja. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
“Que as mulheres, sujeitem-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele não obedece a Palavra, seja ganho por sua conduta, sem dizer nada, á medida que observa seu comportamento respeitoso e puro”.
“Vós, maridos, conduzam sua vida matrimonial com entendimento, apesar de a mulher ser fisicamente mais fraca, vocês devem respeitá-la como co-herdeiros do dom da vida; para que não sejam impedida as vossas orações” 1 Pedro 3:1-7
Veja que a família é de tal relevância para o Criador, que quando falhamos com ela, ou a ferimos, até as nossas orações são impedidas. (I Pedro 3:7)
“Por sua importância, a família foi atacada por Satanás no Éden, e continua a ser atacada em nossos dias. Pois o Diabo sabe que por uma família que serve ao Senhor, o caráter e princípios de El são difundidos na sociedade.”
Disse Yehôshua acerca do divórcio
(Mt 19:1-12 Mc 10:1-12 Mc 10:1)
“É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que El ajuntou não o separe o homem. Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la? Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério”.
Yehôshua abençoa os meninos
( Mt 19:13-15 Mc 10:13-16 Lc 18:15-17)
“Trouxeram-lhe, então, alguns meninos, para que sobre eles pusesse as mãos, e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Yehôshua, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus”.
· Os filhos devem honrar seus pais; apoiando-os quando as lutas e dificuldades da vida surgirem.
· A Palavra de El ensina que, os filhos devem, a exemplo dos pais, submeter-se ao Senhor com uma vida de obediência a sua Palavra.
Disse YEHÔSHUA:
“...eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10 : 10)
Aprendam quais são as prioridades da vida!!!
O FRASCO DE MAiONESE E CAFÉ (Autor desconhecido)

Quando as coisas na vida parecem demasiadas,
quando 24 horas por dia não são suficientes...
Lembre-se do frasco de maionese e do café.
Um professor, durante a sua aula de filosofia, sem dizer uma palavra, pega um frasco de maionese e esvazia-o...Tirou a maionese e o encheu com bolas de golf. A seguir perguntou aos alunos se o Frasco estava cheio. Os estudantes responderam sim. Então o professor pega uma caixa cheia de pedrinhas e mete-as no frasco de maionese. As pedrinhas encheram os espaços vazios entre as bolas de golf. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim. Então...o professor pegou outra caixa...uma caixa cheia de areia e a esvaziou para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam um unânime "Sim !". Em seguida o professor acrescentou 2 xícaras de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir... Repararam que o professor estava sério e este, em seguida, lhes disse:
'QUERO QUE SE DÊEM CONTA QUE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA'.

As bolas de golf são as coisas Importantes: como a FAMÍLIA, a SAÚDE, os AMIGOS, tudo o que você AMA DE VERDADE. São coisas, que mesmo que se perdessemos todo o resto, nossas vidas continuariam cheias.
As pedrinhas são as outras coisas que importam como: o trabalho, a casa, o carro, etc. A areia é tudo o demais, as pequenas coisas. 'Se puséssemos 1º a areia no frasco, não haveria espaço para as pedrinhas nem para as bolas de golf. O mesmo acontece com a vida'. Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes. Preste atenção às coisas que são cruciais para a sua Felicidade. Brinque ensinando os seus filhos, Arranje tempo para ir ao medico, Namore e vá com a sua/seu namorado(a)/marido/mulher jantar fora, Dedique algumas horas para uma boa conversa com seus amigos.
Ocupe-se sempre das bolas de golf 1º, que representam as coisas que realmente importam na sua vida. Estabeleça suas prioridades, o resto é só areia... Porém, um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representaria, então, o café.O professor sorriu e disse: "...o café é só para vos demonstrar que não importa o quanto a nossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com aqueles que são importantes na nossa vida. "

Com a nossa vida familiar na total dependência de El, podemos executar um dos mais belos e importantes projetos Dele, seu grande empreendimento, a família. Pois sem ele é inútil todos os nossos esforços. Os nossos planos para o casamento e a família, devem ser embasados na Palavra de El. Às vezes queremos edificar o nosso lar, mas queremos construí-lo em nossos próprios princípios, adotamos modelos do mundo, ou modelos trazidos da nossa tradição familiar. Para sermos bem sucedido nesta empreitada, tudo deve está sob o governo de El, precisamos nos submeter ao Senhor deste projeto. As bênçãos de El se farão presente na sua família, quando seu lar estiver debaixo da autoridade do Eterno. Quando marido, esposa, pais e filhos, viverem na total dependência de El, tudo irá bem!
Você que filho da promessa, toma posse da benção, crendo que a sua família é um projeto de El, ele confiou a você como sacerdote do lar, para que você aplique em sua família, os princípios de sua Palavra, produzindo em todos de sua casa, temor (santa reverência) a Ele, e assim, o nome do Eterno El será glorificado na sua família.
Que, o eterno El, abençoe a sua casa.


Por: ADO HENRIQUE MIRANDA

Família

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

COMO DEVEMOS OBSERVAR O DIA DO SÁBADO?


SÁBADO
Como deve ser observado?
“Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Yúd-Hê-Wau-Hê (YHWH), digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, então te deleitarás no Yúd-Hê-Wau-Hê (YHWH), e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Yúd-Hê-Wau-Hê (YHWH) o disse”. Isaias 58:13,14
No texto de I Samuel 3:20 El faz uma advertência ao seu povo: “porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados. A importância do sábado é tão grande, haja vista, que este foi constituído um sinal entre El e o seu povo. Ezequiel 20:12,20 “E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Yúd-Hê-Wau-Hê (YHWH) que os santifica. E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Yúd-Hê-Wau-Hê (YHWH) vosso El (Deus).
Há algumas denominações religiosas que são sabatistas, mas será que o Sábado tem sido observado de conformidade com a Palavra do Eterno? COMO, ENTÃO, DEVE-SE OBSERVAR O SÉTIMO DIA, O SÁBADO? Caro leitor, a palavra de El (Deus) deve ser sempre a nossa base de fé, o caminho mais seguro a percorrer, portanto, analizaremos juntos, o assunto, á luz das Sagrada Escrituras:
Em Gênesis 1:1-5 “NO princípio criou El (Deus) os céus e a terra, e a terra era sem forma e vazia; e havia TREVAS sobre a face do abismo; e o Espírito de El (Deus) se movia sobre a face das águas. E disse El (Deus): HAJA LUZ; e houve luz. E viu El (Deus) que era boa a luz; e fez El (Deus) SEPARAÇÃO entre a LUZ e as TREVAS (que já existia). E El (Deus) chamou à LUZ DIA; e às trevas chamou NOITE. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
No versículo 2, percebemos que só existia trevas (noite), isso continuadamente. Já no versículo 3, notamos que com a criação da luz (dia), houve a separação entre o dia e a noite.
Muitos afirmam que tarde é noite, e manhã é dia! Com isso, abrem um leque de questionamento, por exemplo:
Durante a noite (trevas), podemos ver o sol?
E durante o dia (luz), são a lua e as estrelas que governam?
Conforme os textos de Gênesis 1:14-18 “E disse El (Deus): Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez El (Deus) os dois grandes luminares: o luminar maior (o sol) para governar o dia, e o luminar menor (a lua) para governar a noite; e fez as estrelas. E El (Deus) os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu El (Deus) que era bom”. (veja também Salmo 136:8,9)
Podemos afirmar que os luminares foram criados por duas razões primárias, são elas: Para fazer separação entre o dia e a noite, e para contagem de tempos.
Em Gênesis 8:22 El disse: “Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.
Quando El (Deus) deu mandamento para santificar o Sábado, Ele nos manda guardar o dia ou à noite? A parte clara ou a escura do sábado? Vejamos o texto de êxodo 20:8-11 “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Yúd-Hê-Wau-Hê teu El (Deus); não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Yúd-Hê-Wau-Hê os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Yúd-Hê-Wau-Hê o dia do sábado, e o santificou”.
Disse El: “Seis dias trabalharás”
Para entendermos melhor, recorreremos à matemática.
6x24 = 144
Se o dia citado no texto a cima, fosse de 24h, ou seja, dia e noite, então, a ordem dada pelo Eterno é para que o homem trabalhasse 144h ininterrupta por semana, tendo direito ao descanso de apenas 24h. Tem algo errado, não é mesmo? Amado leitor, de fato o sábado começa ao por do sol da sexta-feira, todavia, o mandamento de El não é para que se guarde a noite do sábado, e sim o dia, a parte clara.
Outros textos bíblicos confirmam que dia é dia, e que noite é noite. Vejamos os exemplos a seguir:
De Moisés
· Êxodo 24:18 “E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.
· Êxodo 34:28 “E esteve ali com o Yúd-Hê-Wau-Hê quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.
· Deuteronômio 9:9 “Subindo eu ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas da aliança que o Yúd-Hê-Wau-Hê fizera convosco, então fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; pão não comi, e água não bebi;
· Deuteronômio 9:18 “ E me lancei perante o Yúd-Hê-Wau-Hê, como antes, quarenta dias, e quarenta noites; não comi pão e não bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis cometido, fazendo mal aos olhos do Yúd-Hê-Wau-Hê, para o provocar à ira.
De Elias (I Reis 19:8)
· “Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de El (Deus).
De Jonas (Jonas 1:17)
· “Preparou, pois, o Yúd-Hê-Wau-Hê um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe”.
· De Yehôshua (Mateus 4:2 e 12:40)
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra”.
No Salmo 104:19 - Quanto da lua e do sol, diz: “Designou a lua para as estações; o sol conhece o seu ocaso
O que acontece durante a noite, segundo o Salmo 104:20,21: “Ordenas a escuridão, e faz-se noite, na qual saem todos os animais da selva. Os leõezinhos bramam pela presa, e de El (Deus) buscam o seu sustento”.
Veja também o que acontece durante o dia, segundo o Salmo 104:22,23 – “Nasce o sol e logo se acolhem (os animais), e se deitam nos seus covis. Então sai o homem à sua obra e ao seu trabalho, até à tarde”.
Agora, com a palavra os profetas.
Jeremias 31:35,36 - “Assim diz o Yúd-Hê-Wau-Hê, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas ondas; o Yúd-Hê-Wau-Hê dos Exércitos é o seu nome. Se falharem estas ordenanças de diante de mim, diz o Yúd-Hê-Wau-Hê, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre”.
O Yúd-Hê-Wau-Hê desafia o sistema religioso, vejamos: “E veio a palavra do Yúd-Hê-Wau-Hê a Jeremias, dizendo: Assim diz o Yúd-Hê-Wau-Hê: Se puderdes invalidar a minha aliança com o dia, e a minha aliança com a noite, de tal modo que não haja dia e noite a seu tempo, Também se poderá invalidar a minha aliança com Davi...” (Jeremias 33:19-21)
Jeremias 33:25,26 “Assim diz o Yúd-Hê-Wau-Hê: Se a minha aliança com o dia e com a noite não permanecer, e eu não puser as ordenanças dos céus e da terra,Também rejeitarei a descendência de Jacó, e de Davi...”
Será que o Eterno, o Yúd-Hê-Wau-Hê mente ou não cumpre as suas promessas? Numero 24:17; Malaquias 3:6; Tiago 1:17
Aprofundado no assunto em tela, observamos os seguintes detalhes:
Céu - Hebraico é Shamaim.
Terra – Hebraico é Eh retz.
No principio criou El os Céus e a terra, e havia trevas sobre a face do abismo, observe que as trevas já existiam, então criou El o dia. Já havia trevas (escuridão), que é igual à noite. Antes que o dia fosse criado não havia contagem de horas (tempo).
E disse El haja luz (em hebraico AOR) e fez separação entre a luz e as trevas, e El chamaram as trevas de noite (hebraico laiil), e a luz chamou de dia (YOM).
Noite do pôr do sol ao nascer do sol = 12 horas.
Dia do nascer do sol ao pôr do sol= 12 horas.
Para sinais e para tempos determinados e para dias e anos, é usado o espaço completo de 24h, não para a observância do Sábado. Que deve ser somente o dia, às 12hs da parte clara, período em que normalmente se trabalha.
Vejamos o que nos diz o livro de Neemias 13:15-22 “ Naqueles dias vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam feixes que carregavam sobre os jumentos; como também vinho, uvas e figos, e toda a espécie de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos.Também habitavam em Jerusalém tírios que traziam peixe e toda a mercadoria, que vendiam no sábado aos filhos de Judá, e em Jerusalém. E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado? Porventura não fizeram vossos pais assim, e não trouxe o nosso El (Deus) todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda mais acrescentais o ardor de sua ira sobre Israel, profanando o sábado.
Sucedeu, pois, que, dando já sombra nas portas de Jerusalém (chegando o fim da tarde, a noite) antes do sábado, ordenei que as portas fossem fechadas; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus servos, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado. Então os negociantes e os vendedores de toda a mercadoria passaram a noite fora de Jerusalém, uma ou duas vezes. Protestei, pois, contra eles, e lhes disse: Por que passais a noite defronte do muro? Se outra vez o fizerdes, hei de lançar mão de vós. Daquele tempo em diante não vieram no sábado. Também disse aos levitas que se purificassem, e viessem guardar as portas, para santificar o sábado. Nisto também, El (Deus) meu, lembra-te de mim e perdoa-me segundo abundância da tua benignidade.
Outro texto semelhante é o de Jeremias 17:19-22 “Assim me disse o Yúd-Hê-Wau-Hê: Vai, e põe-te à porta dos filhos do povo, pela qual entram os reis de Judá, e pela qual saem; como também em todas as portas de Jerusalém. E dize-lhes: Ouvi a palavra do Yúd-Hê-Wau-Hê, vós, reis de Judá e todo o Judá, e todos os moradores de Jerusalém que entrais por estas portas. Assim diz o Yúd-Hê-Wau-Hê: Guardai as vossas almas, e não tragais cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém; Nem tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes santificai o dia de sábado, como eu ordenei a vossos pais”.
COMENTÁRIO:
Neemias percebeu que os comerciantes e mercadores durante a noite introduziam suas cargas na cidade de Jerusalém, para vender suas mercadorias no dia de sábado, Neemias, contendeu com eles e colocou guardas em frente ao portão de Jerusalém para impedi-los que entrasse com suas cargas. Os mercadores e comerciantes ficaram uma ou duas noites acampados em frente ao muro da cidade esperando que o portão fosse aberto. O cuidado de Neemias não era com a noite e sim com o dia, note que guardas foram postos para trabalhares durante o período noturno.
A única noite citada na bíblia para ser observada, é a noite do décimo dia do mês sétimo, ou seja, o dia da expiação, devendo, serem observadas as 24h, de uma tarde a outra tarde.
Levitico 23:29-34 “Falou mais o Yúd-Hê-Wau-Hê a Moisés, dizendo: Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Yúd-Hê-Wau-Hê. E naquele mesmo dia nenhum trabalho fareis, porque é o dia da expiação, para fazer expiação por vós perante o Yúd-Hê-Wau-Hê vosso El (Deus). Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado”.

Em João 11:9 Yehôshua pergunta: “Não há doze horas no dia?”.

Por: José Targino e Ado Henrique

FRUTO DO ESPIRITO É

O BATISMO BÍBLICO/APOSTÓLICO