Sobre o título “Senhor”, aplicado ao Mashyah,
Respigaremos aqui
a passagem de Salmos 110:1. Mateus 22.45.
Sobre o
título “Senhor”, aplicado ao Mashyah, ficará esclarecido aqui:
(1°) Qual
é a origem do mesmo, no que diz respeito ao Mashyah.
(2°) Em
que sentido o Mestre Yehoshua é “Senhor” ?
(3°) Esse
título “Senhor”, corresponde nesse caso ao TETRAGRAMA?
Comecemos
citando o primeiro texto bíblico / profético endereçado ao Messias. O salmista
Davi no livro de Salmos 110:1, vaticinou:
“Oráculo de: hwhy=Yud-He-Waw-He, ao meu
Senhor: Senta-te a minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo
de teus pés”.
Em “O
Livro de Salmos”, o padre Leonel Franca, S.J. comenta sobre esta passagem o
seguinte: 1- DIXIT,(O Senhor), em hebreu é uma palavra que significa “sentença”,
“Oráculo”, que o Senhor comunica ao profeta. P. S. 35(36), 1.
“Do Senhor ao meu Senhor, literalmente de YHWH
ao meu Senhor”. Adony, forma empregada quando se dirige a um herói, príncipe,
Rei, quando ele dirige a Deus emprega-se o sufixo Plural :
“Adonay”.
“Seu
Senhor”, chama ao Messias, o salmista seguindo o costume hebreu... (cf. v .g. I Samuel 25:25,
sgs . II Samuel 1:10). O sentido, portanto, é este: “Oráculo que YHWH diz a ti,
meu Senhor”. À minha direita, isto é, o lugar de maior dignidade (cf. vg 3, reg.
2,19), escabelo de teus pés, isto é, a ti sujeitarei plenamente os teus
inimigos”; Os reis costumavam pôr os pés
sobre a nuca do vencido”.
Convém
ressaltar que no texto hebraico aparece o TETRAGRAMA SAGRADO em primeiro plano
contrastando com o título “Senhor”. No caso, o texto reza assim: “ du ynymyl bc
yndal hwhy san” “Disse
:hwhy=Yud-He-Waw-He,ao meu Senhor ynda=(Adony)”;Possessivo de “Senhor”.
Até aqui tudo bem, o problema começa a surgir
quando os partidários da crença na “Deidade de Cristo” começam a enxergar nesta
passagem algo mais, além do que a mesma significa realmente. -Como assim? -
Quando o Mestre citou esta profecia, evidentemente estava aplicando-a si
próprio, ele concluiu perguntando para aqueles que o ouviam: “... Ora, se Davi
lhe chama Senhor, como pode ser seu filho?”.
Baseados
nesta passagem argúem alguns, que em outras palavras o Mestre estivesse
renegando a suas origens terrenas, (Miqueias 5.2, BHL), pela linhagem de Davi,
(MT. 1.1,6, 16, MS. Syro Sinaítico,Lucas,3.23,30,32,Atos.2.2.30) e afirmando
para os fariseus a sua origem celeste, e por extensão a sua ´divindade´. Mas
será esta idéia verídica? Não. (1-) A promessa de que o Messias sairia dos
lombos de Davi partiu do próprio Criador (confira Salmos 89.36; 132:11), compare
com Atos 2.30,34-36; E o Criador não é um El de confusão. I Coríntios 14.33, E
nem um homem para que minta... (Num.23.19).
O apóstolo
Paulus/Shaul ,confirmará mais tarde essas promessas dando ênfase nas seguintes
expressões: “Lembra-te de que:ucwhy= Yehoshua(Atos,4.12; 26.14), que é da
descendência de Davi” (II Timóteo 2:8, vide Romanos 1:1-3.).
“Ora,
convém ressaltar que quando diz descendente de Davi, o termo que aparece no
grego não permite espiritualização, pois reza: “EK-SPÉRMATOS”, como lemos na
versão de Brandscheid e Nestlé, e na Vulgata: “ AD-Seminem”. II Timóteo 2:8;
João 7:42; Atos 13:23. ( ver Atos 2:30 na B. Jerusalém, edição
1973).
A versão
católica do padre Figueiredo diz: “... que nasceu do sangue de Davi...”, que é o
sentido correto da passagem. Ver obra “Os Evangelhos da
Infância de Jesus”. Autor Datler, pg 153.
Outras expressões
paulinas que comprovam a humanidade
do Messias são as seguintes:
“Nascido de Mulher”, no caso “GYNÉ”, em contraste com “Virgem-Parthenós”. Na
epístola aos Romanos 9:5, ele ensina a mesma verdade sobre a humanidade do
Mestre com estas palavras: “Porque eu mesmo poderia desejar ser separado de
Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne, dos
quais são os pais (patriarcas), e dos quais descende o Mashyah, segundo a
carne”. Ver João 3:6. A palavra “carne”, aqui, é sinônima de consangüinidade. Na
epístola aos Hebreus 12:9; 1.13, temos a confirmação: “Nós tivemos os nossos
pais segundo a carne, como educadores e os respeitávamos”. Filhos da carne, v.8.
Como podem ter observado a expressão não admite sofismas, Gerado aqui é segundo
as relações sexuais licitas, abençoadas pelo próprio
Criador.(Gên.1.27-28;2.21-25;4.1-2,E isto mesmo depois do Dilúvio...9.1,7.
Quando é para se destacar “nascimento espiritual”, os textos trazem diferentes
as expressões, conforme se lê em Jô 3:3; I Pedro 1:23; João 1:13; João 3:3, ver
14; I João 3:9; 4:7; 5:1;4:18; “Nascido do Alto”. (NIV).
E
arrematando, o próprio Senhor Yehoshua afirma no livro de Apocalipse 22.16: “
... Eu sou a raiz e a geração de Davi ...”, Isaías 11:1; Raiz, também porque
tendo terminado a dinastia de Davi, a sua descendência só poderia durar para
sempre. Conforme Salmo 89:30, com Atos 2:30, na pessoa do Mashyah glorificado. E “geração de Davi”, porque o
mesmo dele descende, e não porque a existência de Davi dependeu dele
necessariamente. Outros exemplos que confirmam a nossa argumentação: “... da
geração de Davi ...”, Atos 13:26; “... Somos também sua (de Elohim) geração ...”
Atos 17:28; “... Sendo nós, pois geração ...”. Atos 17.29 ,Apoc.5.5. Etc.,
etc.
Diga-se
de passagem, que quando Filipe afirmou a Natanael que havia encontrado o Messias
de quem havia escrito Moisés e os profetas, e que ele era FILHO DE YOSÊPH
(´JOSÉ´),o nosso Mestre e Senhor não lhe desmentiu... ´João
1.45.
Cabe aqui
um pequeno comentário sobre Matytyah (MT): O que o Mestre Yehoshua queria dizer
ouvir com resposta daqueles a quem se dirigiu com estas palavras, depois de
citar a passagem de Salmos 110:1: “Ora, se Davi lhe chama Senhor, como pode ser
seu filho?” Ele queria ouvir deles como resposta uma confissão verbal de sua
Messianidade. Nós Nazarenos / Ebionitas, hodiernos responderíamos assim: “Tu ó
Mestre és Filho de Davi por descendência e promessa (Mt 1:6; Lucas 3:31, João
7:42; Romanos 1:1; II Timóteo 2:8; Hebreus 7:14; Atos 2:29,30; Apocalipse 22:16;
Salmo 89:29,36; 132:11; Lucas 1:32; Marcos 11:47,48), E,Senhor de Davi e nosso
em posição ou preeminência. Atos 2:36; 3:15; 5:31; Lucas 1:43; I Coríntios 8:5;
ver Col 1:18; Filipenses 2:8,11.”.
Aliás, não estou só nesta linha de raciocínio,
o exegeta católico que ajudou ... na edição da Bíblia de Jerusalém comenta o
seguinte sobre esta passagem no rodapé: “A resposta teria sido, que embora
descendendo de Davi pela sua origem humana (conf. 1:1,17), o Messias tinha
também um caráter divino (posição elevada) que o tornava superior a Davi, e que
este tinha predito”. No evangelho de MT, 1:1,17, encontra-se a genealogia
(fictícia?) de Yehoshua.
Lemos no
verso 6, que o rei, profeta Davi é o ancestral do Senhor Yehoshua, verso 1, Ver
também Lucas 3.23,32”.
E isso, ainda se ele tivesse “nascido da
virgem Maria” ... (ver “Evangelhos Siríacos”, em 1.16; idem Rodapé da P.I.B. em
Lucas 3:23,38).
NOTA:
De passagem,
convém frisar que a história dos “nascimentos virginais” que excluem o pai, o
lado PATERNO, teve sua origem com Ninróde / Semíramis, (Gên.10.8-10, Miquéias,
5.6) e depois com Buda, Krishna Zoroastro, Orfeu, Alexandre o Grande, Julio
César, Simão Mago, etc..Atos 8:9. Ver obra “Da Bíblia aos Nossos Dias”, de Mario
Cavalcante de Mello, pg 145. E compendio de História da Igreja. Frei Dagoberto
Roma 6 DFM, sobre Simão Mago Unícista, págs 119-120,”Babilônia Ontem e Hoje”,de
Abraão de Almeida(CPAD), “ A BESTA DO APOCALÍPSE”, EX- padre : Aníbal dos
Reis,(Batista) “ O Que tem feito a Religião pela Humanidade” Editado pela “TORRE
DE VIGIA”,
Nos Atos
dos Apóstolos 2.36, o apóstolo Shimeon, conhecido como “Pedro”, comentando o
Salmos 110, citado pelo Messias em Mateus 22:41,45, ele conclui sua pregação com
estas palavras: “... Portanto, exaltado pela direita de Elohim, ele recebeu do
Pai o espírito santo prometido e o derramou, e isto é o que vedes e ouvis. Pois
Davi não subiu aos céus”. (Efésios 4:11, ver Santuário), afirma: “Disse YHWH ao
meu Senhor (adony): Senta-te à minha direita, até que eu faça dos teus inimigos
um estrado para os teus pés”. Saiba, portanto, com certeza, toda casa de Israel,
Elohim o constituiu Senhor e Mashyah
este Yehoshua a quem vós
crucificastes”.
O apóstolo Shaul escreveu aos Nazarenos
de Filipos, endossando o que acabou de ser dito pelo apostolo Shimeão nestes
termos: “E toda língua confesse que Yehoshua Mashyah é Senhor, para a glória de Elohim, o Pai”.
Filipenses 2:11;
(VER.Isaías 49:2, etc.)
Aliás, o Mestre não foi constituído “Senhor”
somente de Davi, o mesmo foi colocado por “Senhor” até mesmo dos anjos, e de
todos os homens. (Efésios 1:21; Filipenses 2:10; João 13:13,14; Romanos 10:9;
14:9; Hebreus 2:5,18.
Elisheva
(Isabel), quando recebeu a visita de Mirian, disse estas palavras (cheia do
espírito de Elohim), com relação àquela criança que haveria de nascer: “Bendito
é o fruto do teu ventre... e donde me provém isto a mim, que venha visitar-me a
mãe de meu Senhor?”. (Lucas 1:43).
Em resumo, A
expressão: “Senhor”, não
equivale ao Tetragrama, o qual é um NOME que certamente pertence exclusivamente
ao Criador. (Salmos 83.18{. Diga-se, de
passagem, que o termo SENHOR, no hebraico, É: }wda=ADON=SENHOR;E o
mesmo,NÃO É EQUIVALENTE AO TETRAGRAMA,Entendeu caro leitor?.O termo:
“Senhor”, aplicado
ao Mashyah, é apenas um mero título de glorificação e preeminência dado a Ele
pelo Criador para “por intermédio dele ser glorificado”...(Filipenses 2:11) Leia
´Isaías´49.3;Deut.18.18-19, ´João´1.45;4.25;12.49;17.8;Atos.3.22;7.37 etç. E
nestes textos onde aparece o termo:
´SENHOR´,aplicado ao Mestre Yehoshua,em o Novo Testamento,em Hebraico,é:
}wda=ADON=SENHOR; o que é bem diferente do Tetragrama: hwhy.
Leiamos
Isaías 49:3: “Tu és meu Servo, e Israel aquele por quem hei de ser glorificado”.
E arrematando, a conclusão correta sobre o salmo 110:1 é a seguinte: O Mestre
Yehoshua foi e é Senhor de Davi, em posição Messiânica, e Filho de Davi
(ek-spermatós) ou sangue de Davi, por ser seu descendente. Ver Romanos 1:1,3;
Apocalipse 5:5; 22:16; Atos 13:23,24; Lucas 1:32; Marcos 11:47,48 e
referencias.
Ademais, para
finalizarmos, convém esclarecer, ao leitor,que o Eterno Criador,sobre o
nome,escolhido por Ele, no caso o Tetragrama:
hwhy=YÚD-HÊ-WAW-HÊ,que bem expressa a Sua
Eternidade,Ele afirmou que este NOME,SERIA PARA SEMPRE !(Êxodo, 3.12-15;
Todavia,.... o Mestre Yehoshua,...falando a respeito do NOVO NOME DOS
REMIDOS,...(Apoc.2.17),aproveita para deixar(subtendido) claro,que o Seu nome,...também será
MUDADO....(Apoc.3.12s/parte),Portanto,Seu nome,não é, a VOCALIZAÇÃO DO
TETRAGRAMA,como sugerem alguns ignorantes(II ´Pedro,3:16),E tampouco,é o mesmo,o
nome escolhido pelo Criador para Si.
Para mais detalhes, sobre o titulo “Senhor”,
o leitor poderá ler na obra do padre
Guillet, da faculdade de Teologia e de Lyon Fourviere (França),intitulada: “As Primeiras Palavras da Fé de Jesus à
Igreja”, nas págs 98-107.
Por: Joel Elisio da Costa
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