terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

OS QUATRO SEGREDOS DO AVIVAMENTO

Com base no estudo do Pr. Erivaldo de Jesus
(adaptado por Ado Henrique )

OS QUATRO SEGREDOS DO AVIVAMENTO
O verbo avivar em hebraico (hyh) tem o significado primário de "preservar" ou "manter vivo".
“O avivamento deve ser uma constância na vida dos servos de El. Sem ele, não pode ter poderosas mensagens ungidas que conduzem o pecador ao arrependimento e à salvação. Então, você está sendo desafiado a buscar o avivamento para sua vida.”
“Em Isaías 44.3: "Porque derramarei água sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes
"Derramarei água sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca"
“Espiritualmente falando, será que não é terra seca o que se encontra dentro da Igreja de Yehôshua em muitos lugares? Mas justamente ali, onde tudo está seco e sem vida, é que o YÚD-HÊ-WAU-HÊ quer derramar torrentes de água viva. E Ele realmente espera com um desejo ardente poder finalmente fazer aquilo de que fala também Isaías 30.18a:”
“ Por isso, o YÚD-HÊ-WAU-HÊ esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós.”
Estamos prontos a receber um despertamento?
Como vem um avivamento?
Vejamos o texto de Habacuque 3.1-2 
ORAÇÃO do profeta Habacuque”
“Ouvi, YÚD-HÊ-WAU-HÊ, a tua palavra, e temi; aviva, ó YÚD-HÊ-WAU-HÊ, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia”.
Habacuque pediu: "...aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e no decurso dos anos faze-a conhecida."
INTRODUÇÃO: Neste texto bíblico, encontramos os quatro segredos de um avivamento. Cada avivamento que o povo de El tem experimentado através da história, é El ouvindo a oração do seu povo. A palavra  de El é fonte geradora de avivamento. O temor do YÚD-HÊ-WAU-HÊ gerado no coração das pessoas pela palavra de El, provoca o inicio de um avivamento. E, o avivamento é sempre uma obra da misericórdia de El. Portanto, oração, palavra, temor de El, e misericórdia Divina, são os quatro segredos do avivamento.
O primeiro segredo do avivamento é sempre a oração (2 Cr.7.14).  

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”
 
1.2- Os grandes avivamentos descritos na Bíblia e documentados através da história do povo de El começaram sempre pela oração.     

O primeiro avivamento registrado após a queda do homem se deu quando um descendente de Adão, chamado Enos, começou a invocar o Nome do YÚD-HÊ-WAU-HÊ (Gn.4.26).

“E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do YÚD-HÊ-WAU-HÊ.”

1.4- O avivamento no monte Carmelo, só se deu após o profeta Elias orar ao YÚD-HÊ-WAU-HÊ (1 Rs.18.30-39). 
30 - Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do YÚD-HÊ-WAU-HÊ, que estava quebrado.
36 - Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó YÚD-HÊ-WAU-HÊ El de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és El em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
37 - Responde-me, YÚD-HÊ-WAU-HÊ, responde-me, para que este povo conheça que tu és o YÚD-HÊ-WAU-HÊ El, e que tu fizeste voltar o seu coração.
38 - Então caiu fogo do YÚD-HÊ-WAU-HÊ, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
39  O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o YÚD-HÊ-WAU-HÊ é El! Só o YÚD-HÊ-WAU-HÊ é El!

Pensemos em Elias, que em sua vida nunca foi morno, mas experimentou um período de profundo desânimo espiritual. Justamente Elias precisava ser tocado pelo YÚD-HÊ-WAU-HÊ,, e quanto ele necessitava outra vez de "rios de água viva" em sua vida bem pessoal! El proporcionou a Elias um novo encontro com o YÚD-HÊ-WAU-HÊ,  mesmo. Em
1 Reis 19.11a lemos sobre a maneira maravilhosa como o YÚD-HÊ-WAU-HÊ,  fez isso: "Disse-lhe El: Sai, e põe-te neste monte perante o YÚD-HÊ-WAU-HÊ,. Eis que passava o YÚD-HÊ-WAU-HÊ,..." Em outras palavras: "Elias, prepare-se, pois quero me encontrar outra vez com você." Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?" (1 Rs 19.11b-13). Quando Elias teve de ser confrontado outra vez com "rios de água viva", só havia um cicio suave e tranqüilo, e foi assim que o YÚD-HÊ-WAU-HÊ,  teve um novo encontro com Elias. Como era importante para o Senhor despertar e fortalecer Seu servo Elias de uma maneira renovada e bem pessoal!
1.5- O maior avivamento da história se deu no Dia de Pentecostes, após intensa campanha de oração (At.1.14 e 2.1-4). Portanto, a oração é o primeiro grande segredo para o avivamento.

Atos 1:14
14  Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Yehoshua, e com seus irmãos.
Atos 2:1-4 
E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordem ente no mesmo lugar;
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Temos de orar por um despertamento!
Encontramos outro exemplo de oração por despertamento e nova vida no Salmo 85. Vemos isso especialmente no versículo 6, onde os filhos de Corã imploram: "Porventura não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo?"

2- “Ouvi, YÚD-HÊ-WAU-HÊ, a tua palavra”
2.1- O segundo segredo do avivamento é a palavra do YÚD-HÊ-WAU-HÊ (Hb.3.2).
2.2- Não pode existir avivamento genuíno e duradouro, se este não for originado pela palavra de El (At.19.20)  
2.3- O avivamento de Judá nos dias do rei Josias, só se deu depois que o sacerdote Hilquias anunciou: “Achei o Livro da Lei na Casa do YÚD-HÊ-WAU-HÊ”.
2.4- O avivamento nos dias de Esdras e Neemias se deu através da leitura expositiva da palavra do YÚD-HÊ-WAU-HÊ (Nee.8.1-12).      
2.5- Os grandes avivamentos registrados nos Atos dos Apóstolos e através da história Do povo de El, sempre se deu através do poder da palavra de El (At.6.7; 12.24 e 19.20).
 Meus irmãos e irmãs, será que nós também ouvimos as declarações do YÚD-HÊ-WAU-HÊ?
Perseverança na Palavra. Todo avivamento autêntico está centrado em Mashia e em sua Palavra. O surgimento de doutrinas antibíblicas é um sinal de que não há pureza no movimento;
3- “ e temi”
3.1- O temor do YÚD-HÊ-WAU-HÊ provocado no coração das pessoas pela pregação da palavra do YÚD-HÊ-WAU-HÊ, é a porta de entrada para o avivamento individual e coletivo (SL.119.25).
3.2- O temor do YÚD-HÊ-WAU-HÊ que veio sobre os ninivitas , levando eles ao arrependimento no pó e na cinza, se deu após eles terem ouvido a pregação do profeta Jonas (Jn.3.1-10). 
3.3- O temor do YÚD-HÊ-WAU-HÊ é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência (Jó.28.28). Ter um coração sábio e apartar-se do mal, são sinais claros de um avivamento pessoal.
4- “na ira lembra-te da misericórdia”
4.1- A misericórdia de El é o quarto segredo de um avivamento (Lm.3.22).
4.2- Todo avivamento ocorrido através da história é obra da misericórdia divina. Em 2 Cr.30.9, o próprio rei Ezequias reconheceu isso, dizendo: “Porque, em vos convertendo ao YÚD-HÊ-WAU-HÊ, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos e tornarão a esta terra; porque o YÚD-HÊ-WAU-HÊ, vosso El, é piedoso e misericordioso e não desviará de vós o rosto, se vos converterdes a Ele”.
4.3- O próprio avivamento em Nínive, foi uma obra da misericórdia e compaixão divina
(Jn.3.10 e 4.10-11).
4.4- Avivamento, é o transbordar da misericórdia divina sobre nossas vidas, pois, o avivamento sempre acontece, quando o povo está na sua pior condição espiritual (Lm.5.21). 
CONCLUSÃO: Para o teólogo James Buchanan “Um avivamento da religião, consiste em nova vida espiritual transmitida aos mortos e de nova saúde espiritual transmitida aos vivos”.

                 Com base no estudo do Pr. Erivaldo de Jesus                 (adaptado por Ado Henrique )

Nenhum comentário:

Postar um comentário


FRUTO DO ESPIRITO É

O BATISMO BÍBLICO/APOSTÓLICO